Dar Brilho à Roupa

Amido brilhante para roupa.   1930
        Derrete-se 60 partes de parafina com 40 gartes de estearina. Esta mistura encontra-se no comércio em forma de paus. Para cada kg. de amido adiciona-se uma táboa, deixando a mesma ferver durante 2 ou 3 minutos depois de se achar, em fervura o amido Trabalhando-se com amido não fervido, aplica-se à roupa,
mediante um trapo, uma solução quente da mistura com amido comum, antes de passar com o ferro.

Preparado líquido para dar brilho à roupa.
       l parte de bórax — l parte de espermacete — l parte de goma arábica — 2,5 partes de glicerina — 21.5 partes  de água misturada com álcool odorífero, na quantidade necessária.    Desta emulsão devem ser tomadas 3 colherinhas por um quarto de kg. de coção de  amido.

Preparado para alto brilho.
       1. 1,5 kgs. de bórax _ 400 grs de sal de Glauber (sulfato d« sódio) cristalizado — 100 grs. de sal de Seignette (tartarato de sódio e potássio) — 100 grs de benjoim. Estes agentes são dissolvidos em 4 litros de água fervente; depois esfria-se um pouco « adiciona-se, sob revolução, 2 kgs. de glicerina incolor — 250 grs. de óleo de terebentina francesa — l litro de álcool e 86%, e 700 grs de uma essência odorífera. A mistura é engarrafada. Uma pe­quena quantidade deste preparado para dar brilho é adicionada ao amido preparado com água quente.
     2.   Dissolve-se 5 grs. de potassa  em 200 grs.  de água  e derrama-se este líquido num jorro fino em 15 grs. de estearina derretida, e adiciona-se, ainda em estado quente, 650 grs. de água; revolve-se até  o esfriamento,  e  finalmente adiciona-se  100 grs. de álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário