LIMPEZAS ESPECIAIS

PREPARADOS DIVERSOS - 1920


Como limpar pedras, castiçais, ferro, cobre, prata, vidro, pérolas, porcelanas, mármore, tecidos, madeira


Limpeza de bronzes antigos.

Tratando-se de uma limpeza, superficial de ferro ou bronze que tenham estado por muito tempo no solo, é
suficiente mergulhá-los em água alcalina e aplicar óleo depois de secados.



Limpeza de castiçais de bronze.

Utiliza-se uma solução de 10 partes de ácido nítrico e 1 parte de sulfato de alumínio em 40 partes de água; objetos engordurados  ou  engraxados  devem  ser  lavados,  anteriormente,  numa  lixívia  de potassa  cáustica.


Limpeza de pedras preciosas.

A limpeza de anéis, pulseiras e pedras engastadas é realizada da melhor maneira mediante um pó finíssimo, peneirado, preparado de partes iguais de enxofre e terra silicosa, ou mediante carbonato de cálcio lavado e precipitado. Tratando-se de pedras preciosas engastadas em prata, deve-se evitar o uso de enxofre que, enegrece a prata. 
Os pós citados são utilizados, aplicando-os em pequenas quantidades sobre um couro brando, esfregando-se com ele a pedra; ou então utiliza-se uma escova macia, umedecida em álcool, na qual se aplica também um pouco do pó preparado. 
Finalmente, escova-se mediante uma outra escova limpa, umedecida com água.


Limpeza de recipientes de chapa de ferro.

Para limpar recipientes de chapa de ferro, que se tornaram pretos, mistura-se cinzas de madeira com óleo comum, e aplica-se esta pasta ao recipiente. Depois de ter atuado por algum tempo, a pasta é afastada com um trapo de lã.


Limpeza do vidro de janelas.

Vidro comum limpa-se por simples lavagem com água, à qual se adiciona um pouco de álcool ou amônia líquida, esfregando-o posteriormente com um pano molhado. 

Vidros escuros, ou com precipitação de fumaça, devem ser limpados com cinzas de madeira, em estado seco. 

Para renovar vidro que se tornou opaco, o mesmo é coberto de potassa cáustica seca, sobre a qual se espalha um pouco de água. Assim forma-se uma pasta viscosa que se deixa atuar por algum tempo. Depois disso, esfrega-se ligeiramente, e o vidro tornar-se-á perfeitamente transparente.

Um meio apropriado para a limpeza e o polimento de vidros de qualquer espécie é o vermelho inglês (vermelho de polimento) que se prepara para o uso com óleo de linhaça ou glicerina. 
Depois do tratamento, limpa-se o vidro mediante um trapo molhado em  querosene,  e finalmente  esfrega-se toda a  superfície com pó de seda.


Limpeza de recipientes de vidro.

Um bom meio para a limpeza de recipientes de vidro de qualquer  espécie,  é  constituído por  uma  solução  de  bicromato de tássio  ou   sódio,   em   ácido   sulfúrico  forte.
 Esta   solução  também dissolve massas alcatrosas e resinosas, quando se deixa atuar a mesma  durante  uma  noite,  à  temperatura  comum.
Nos   laboratórios,   os   recipientes  de  vidro  geralmente   são limpos por tratamento com ácido mineral, depois com uma escova e água. 
Quando se trata da limpeza de garrafas em grande quantidade como por  ex.  nas  cervejarias,  fábricas  de água mineral,  etc.,  emprega-se  para  a  limpeza  vantajosamente  uma  areia  fluvial peneirada com granulação  do  tamanho  dos  grãos  de   pimenta. 
Uma  escova rotativa facilita a tarefa consideravelmente. 
Uma limpeza meticulosa pode ser conseguida também por forte agitação com uma lixívia de potassa, de concentração média, e lavagem posterior com água, à qual segue uma lavagem com ácido muriático diluído, nova lavagem com água, e lavagem final com álcool de 60%. 
Esta limpeza deve ser empregada somente quando se exige dos recipientes um estado extraordinário de limpeza. 


Preparados para a lavagem de luvas.

1.    Dissolve-se 200 grs. de sabão em 40 grs. de água e adiciona-se 100 grs. de uma água de branquear, assim como 25 grs. de amoníaco.    Neste  líquido  lavam-se  as  luvas  até  ficarem limpas. 

2.    Preparado  para luvas  de  pelica.   
Este  preparado  é  obtido em   forma   de  pasta,   pela   mistura   de   350 partes   de  uma   solução concentrada de cloreto de cálcio — 30 partes de amônia líquida 450 partes de sabão ralado — 600 partes de água.   A pasta é aplicada  mediante um trapo.

3.    Um líquido apropriado obtém-se pela mistura de l parte óleo de terebentina e 2 partes de benzina.

4.    Pasta  para   a   limpeza:   
Dissolve-se  30 partes   de   sabão   em 1120 partes de água e adiciona-se 3,75 partes de saponina, assim como 30 partes de óleo de limão, e adiciona-se talco até se obter uma pasta viscosa. Para realizar a limpeza, veste-se as luvas, e aplica-se a pasta mediante um pedaço de flanela.

5. Lavagem de luvas de couro lavável:
a.) Lavam-se as luvas com água e sabão, deixando-as depois em álcool, num recipiente bem fechado, durante 24 horas. As luvas devem ser secadas ao abrigo do sol. 

b) As luvas são mergulhadas numa mistura de 2 partes de amônia líquida e 8 partes de água, deixando-se as mesmas nesta mistura durante dois dias; depois, elas são enxaguadas vantajosamente em água pluvial. As luvas assim tratadas ficam com aspecto de novas, visto que o couro não foi esfregado.


Preparado para limpeza rápida de vestidos, tecidos de lã, etc.

—7,8 partes de carbonato de sódio 
— 7,8 partes de bórax são dissolvidos em 200 partes de água; depois da dissolução adiciona-se mil partes de amoníaco líquido concentrado 
—  93 partes de espírita de sabão de potassa, e 600 partes de água. 
Finalmente,  junta-se uma mistura de 31 partes de éter e 31 partes de álcool.


Limpeza de fardas.

Mistura 1;  em um litro de água pluvial ou água cozida, dissolve-se 15 a 20 grs. de sabão, adicionando-se, depois do esfriamento, 2 grs. de cloreto de amônia; a 3/4 litro desta solução junta-se 30 cm de uma mistura de partes iguais de éter e benzina. 

Mistura II: a mesma solução do sabão na água (como 1), mas sem as adições. A mistura 1 é aplicada aos lugares manchados, mediante uma escova, deixando-se atua-la durante cerca de 5 a 10 minutos. Depois disso, aplica-se com uma escova a mistura II, e finalmente lava-se com água.


2.    Fardas  revestidas  com peças  em  cor diferente  são lavadas, com  água  que  deve conter um pouco de vinagre.


3.    A secagem deve  ser realizada  sem calor, não perto de fornos,  etc.


Preparado para limpeza de tecidos com manchas de suor, graxa, poeira, etc.

Dissolve-se 150 partes de um sabão neutro em 5000 partes de água, e adiciona-se, sucessivamente: 225 partes de glicerina — 35 partes de amônia líquida — 125 partes de éter — 600 partes de álcool. Esta mistura deixa-se em repouso durante 8 dias, filtrando-a depois.


Preparado para limpeza de vestidos, tapetes, etc.

7,5, grs.  de bórax  são  dissolvidos  em  180 grs.  de  água;  filtra-se e adiciona-se 180 grs. de amônia líquida assim como 7,5 grs. de ácido oléico.  Esta mistura é recomendada também para abrandar a água.

Limpeza de rolhas usadas.

Aquece-se as rolhas durante algum tempo de 50 a 60°, sob revolução, numa solução de permanganato de potássio, acidulada com ácido muriático cru.
 Realiza-se este aquecimento vantajosamente :numa baixela de barro cozido, de modo que se dê somente um desenvolvimento fraco de cloro. 
Depois disso retira-se a cortiça e lava-se a mesma. Finalmente branqueia-se com uma solução de sulfito de sódio, acidulado com ácido diluído, lava-se novamente, e seca-se.


Lavagem de gravuras em cobre

Lavam-se ambos os lados da gravura, mediante uma esponja mole ou um pincel, com água, à qual se tenha adicionado 40 grs. de carbonato de amônio (por litro de água). 
Depois disso, lava-se com água pura. Em seguida, a folha é umedecida com um pouco e água que contem um pouco de vinagre e lava-se com água, na qual foi dissolvido um pouco de cloreto.de cálcio; depois seca-se ao ar livre ou, melhor, ao sol. A folha torna-se perfeitamente limpa, sem modificação alguma da gravação.


Limpeza de oleados.

Para  a  limpeza  de  oleados,  todos  os  agentes  dissolventes  de óleo,  como  terebentina,   álcool,   amônia  líquida,  benzina,   querosene e carbonato de sódio, são impróprios. 
Estes agentes dissolvem facilmente as diversas impurezas, porém realizam simultaneamente uma lixiviação da superfície, prejudicando assim o oleado. 
Por este motivo, deve-se empregar um sabão neutro, porém não se deve deixar secar a água com sabão no oleado, mas sim proceder à secagem somente depois de uma lavagem cuidadosa com água pura. Finalmente, aplica-se uma camada fina de óleo cozido.


Limpeza de placas de mármore manchadas.

Mistura-se partes iguais de cal extinto, pulverizado, com argila finíssima; adiciona-se a esta mistura tanta água pluvial quanto necessária para se obter uma pasta viscosa. 
Esta pasta é aplicada numa camada uniforme sobre a placa a ser limpada, deixando-a ali durante dois dias. Sempre que secar, ela deve ser molhada de novo. 
Decorridos os dois dias, deixa-se a massa secar; afasta-se a mesma com um pano mole, é um pouco de giz preparado. Esta limpeza pode ser realizada somente em mármore natural, não em pedra artificial.


Limpeza de máquinas e peças de máquinas.

Para o afastamento de óleo ou graxa seco utiliza-se uma solução de 150 grs. de potassa em 1000 grs. de água, à qual se adiciona 5 grs. de ácido acético. É suficiente aplicar esta solução mediante um trapo ou pincel; assim o óleo é saponificado e rapidamente dissolvido, podendo então ser facilmente afastado. O metal não é atacado pela solução.


Meios domésticos para limpar objetos metálicos.

Prata é limpa por aplicação de carbonato de cálcio (giz preparado), finissimamente pulverizado, preparado com álcool puro ou álcool aquoso e um pouco de sabão ou, ainda, com amônia líquida, mediante uma escova branda. Finalmente pole-se com couro ou um trapo de, lã. 

Para tirar as gotas de estearina, parafina, etc., de castiçais. de prata, não deve ser utilizada uma faca ou outros objetos metálicos, nem devem os mesmos ser expostos ao fogo, pois geralmente são soldados com metais de baixo ponto de fusão, e o espaço interno dos castiçais freqüentemente é enchido de resinas, que derreteriam ou arrebentariam o metal. 
Derrama-se água fervente sobre o castiçal e esfrega-se o mesmo com um pano velho ou semelhante.


Latão é limpo com farinha de tijolo finissimamente moída, ou argila.


Cobre é limpo com aguardente ou vinagre, farinha e serragem.


Objetos metálicos doirados tornam-se bem brilhantes esfregando-os com uma solução de bórax de 3%, aplicada num trapo de linho. Depois deste tratamento lava-se com água pura, e seca-se os objetos.


Pomada para limpeza de móveis.

Derrete-se 100 partes de cera de carnaúba com 10 partes de alcalina. Depois de retirada do fogo, adiciona-se 700 partes de querosene e 310 partes de óleo de terebentina, assim como um pouquinho de óleo de citronela.


Limpeza de garrafas de óleo.

Segundo o tamanho e a espécie da garrafa, enche-se a mesma com 5-10-20 grs. de casca de quilaia raspada e tanta água fria ou quente, que se possa agitar bem o conteúdo. 
Estando limpa a garrafa, ela é enxaguada com água e secada. A secagem pode ser acelerada pela lavagem com álcool. As garrafas, em cujas paredes se acharem precipitados de óleos resinificados ou já secos, são lavadas primeiramente com casca de quilaia, tirando-se depois os resíduos fixos com os conhecidos preparados mais fortes.


Limpeza de quadros de óleo.

Quadros de óleo que se tornaram turvos, nunca devem ser limpados com álcool, terebentina ou água de sabão. Cobre-se estes quadros por algum tempo com um pano molhado e seca-se. Depois disso passa-se os mesmos com um trapo de linho molhado com óleo de linhaça. Finalmente, aplica-se com um pincel, cuidadosamente, a seguinte solução: 
—100 grs. de mástique
— 5 grs. de terebentina
— 1,5 grs. de cânfora
— 5,5 grs. de óleo de terebentina purificado
— 125 grs. de álcool.

Segundo um outro processo, emprega-se água oxigenada, pelo que nos quadros escuros o sulfito de chumbo, preto, é transformado em sulfito de chumbo de cor branca.


Purificação de óleo de oliva.

A uma quantidade de 100 litros de óleo, adiciona-se 5 grs. de ácido cítrico ou o suco de três limões; revolve-se com um pedaço de madeira e adiciona-se, em seguida, 2 kgs. de carvão animal e 10 litros de água quente; depois revolve-se de novo durante uma hora. Depois de 5 a 6 horas o óleo clarificado pode ser decantado.


Lavagem de chapéus de palha de Panamá.

Lavam-se os chapéus numa solução de sabão neutro de boa qualidade, à qual se adiciona um pouco de amoníaco líquido; depois enxagua-se com água morna, pura. 
Este tratamento é repetido até que desapareçam todos os vestígios de graxa e sujidade. 
Depois disso os chapéus são branqueados da seguinte maneira: Dissolve-se 15 grs. de hiposulfito de sódio em 10 litros de água e adiciona-se 15 grs. de ácido muriático; deixa-se o chapéu mergulhado neste banho durante 2 a 3 horas. 
Em seguida, enxagua-se meticulosamente, seca-se com um pano limpo e passa-se com ferro, enquanto o chapéu ainda estiver em estado úmido. Depois ele é suspenso ao ar livre (sem sol) para secar.


Limpeza de pérolas.

As pérolas que se tornaram opacas e de mau aspecto pelo uso nos cabelos e no pescoço, podem ser renovadas mediante um dos Seguintes  processos:
1. As pérolas são aquecidas ligeiramente num saco, no qual se acha farelo de trigo.

2. Durante um quarto de hora, as pérolas são cozidas.em leite de vaca, ao qual se adicionou um pouco de queijo ou sabão raspado. Depois disso retiram-se as mesmas, limpam-se em água pura, e secam-se finalmente num pano branco, limpo.

3. Quando os dois tratamentos citados não derem um resultado satisfatório, as pérolas são suspensas, durante alguns minutos, numa chicara cheia de vinagre de vinho de boa qualidade com ácido sulfúrico muito diluído, depois retiradas e lavadas em água pura. 
Este tratamento, naturalmente, deve ser executado com grande cuidado quanto à concentração dos agentes químicos, assim como à duração da ação, pois o ácido ataca as pérolas.
Como medida eficaz contra a chamada "morte" das pérolas, isto é, o desaparecimento lento do brilho, recomenda-se suspender as pérolas em água do mar, pelo que as mesmas são impregnadas novamente com aquelas substancias que lhes foram extraídas durante a permanência ao ar.


Limpeza de porcelana preciosa.

Em 2 litros de água quente, dissolve-se 250 grs. de carbonato de sódio — 125 grs. de cloreto de cálcio e 10 grs. de oxalato de potássio (sal de azedas), e limpa-se a porcelana com este líquido; depois lava-se abundantemente com água.


Purificação do mercúrio de impurezas metálicas.

Um mercúrio muito puro obtém-se por tratamento do mesmo com uma solução de cianeto de potássio de 2%, à qual se adiciona um pouco de peróxido de sódio com o fim de favorecer a oxidação dos metais não preciosos. Si o mercúrio contiver ouro, este se dissolverá somente desde que todos os outros metais tiverem sido dissolvidos.


Renovação de objetos de prata.

Faz-se ferver fortemente uma solução saturada de bórax em água, ou uma solução de potassa cáustica, e mergulha-se os objetos a serem limpos nesta solução. Os objetos são postos, vantajosamente, num recipiente perfurado de zinco. 
Por este tratamento desaparecem os lugares pretos e cinzentos, geralmente constituídos por finas camadas de sulfito de prata, e os objetos atingem novamente o alto brilho de prata. 
Não se dispondo de um recipiente de zinco, consegue-se o mesmo resultado, tocando os objetos, suspensos na solução, em diversos lugares com uma vareta de zinco.


Limpeza de cartas para jogar.

A uma solução fervente de 20 grs. de raiz de saponária em l litro de água, adiciona-se 15 grs. de amido e uma emulsão de 15 grs. de bórax num pouco de água. Depois de 10 minutos, deixa-se esfriar tudo e filtra-se. As cartas são limpas com uma esponja molhada com este líquido.


Limpeza de correias de transmissão.

Para conservar as correias de transmissão em bom estado, e garantir-lhes a maior duração possível, elas devem ser limpas meticulosamente de vez em quando, e engraxadas depois da limpeza.
A lavagem é realizada da melhor maneira molhando-se a correia em água morna, evitando-se estritamente a adição de carbonato de sódio ou outros agentes químicos. 
Quando o couro estiver amolecido, as sujeiras são afastadas por raspagem, e depois a correia é tratada com uma escova. Em seguida, a correia deve secar ao ar até desaparecer toda a água da superfície, porém ficando úmido o couro; neste estado aplica-se sobre a correia uma boa graxa para correias, em ambos os lados, numa camada fina e uniforme.


Limpeza de correntes de ouro, prata e aço.

Correntes de ouro esfregam-se, em estado seco, entre as duas mãos, com um pouco de vermelho de polir; depois lava-se as mesmas com água e seca-se com um pano fino. Finalmente, seca-se em serradura fina, peneirada. 
Para correntes de prata utiliza-se carbonato de amônio preparado para o primeiro tratamento, e óxido de ferro para o segundo tratamento. 
Durante ambos os tratamentos molha-se com água, e finalmente lava-se e seca-se como acima.
Correntes de latão com precipitado esverdeado são limpas por meio de esfregamento com pedra pomes pulverizada, tratando-as depois como as correntes de prata.
Correntes de aço enferrujadas são de limpeza difícil. Deve-se esfregá-las na mão, durante algum tempo, com pó de pedra pomes molhado. 
Depois de afastado o pó mediante água, repete-se o esfregamento com cinzas de zinco, água e um pouco de óleo até que,depois de lavar a corrente com sabão e água, a superfície começar a se tornar brilhante. 
Finalmente esfrega-se a corrente com vermelho de polir, um pouco de óleo e água. A última lavagem e secagem é análoga àquela das correntes de ouro e prata.


Limpeza de barris para vinho que se tornaram ácidos.

Pode-se constatar a acidez de barris de vinho ou pelo cheiro. ou por meio de uma folha de papel de tornassol azul, a qual, introduzida no barril, se tornará vermelha. 
A limpeza dos barris realiza-se da melhor maneira por meio de água fervente e lixívia quente (l kg. de soda cáustica em 11 litros de .água), lavando-se depois novamente com água fervente ou vapor. Finalmente lava-se o barril meticulosamente com água pura, e enxofra-se.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. http://formulasretro.blogspot.com.br/2012/04/tratamento-do-couro-graxa-para-couro-de.html

      Excluir
  2. Olá, você tem alguma receita para limpar a malha metálica externa e o bico de garrafas de soda antigas? Ficou anos guardada e está com um grude preto. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no blog existe uma página tratando desse assunto:"Limpeza dos Metais". Acredito que o artigo possa ser útil no seu caso. Entretanto, objetos para colecionismo devem ser tratados de um modo diferenciado, visando principalmente a não alteração de seu estado natural. A limpeza deve ser apenas higiênica, procurando manter suas alterações naturais, como por exemplo a pátina nos metais, que só ocorre com o passar de muitos anos e que confere valor as peças. Boa sorte.

      Excluir