Tinta para a litografia

Escrever ou desenhar em pedra

a) 18 partes de cera
— 18 partes de sabão
— 14 partes de goma-laca
— 6 partes de resina de pinho.

As substâncias são mis­turadas e aquecidas até a massa começar a formar bolhas. Adi­ciona-se uma solução de 2 partes de borracha em 5
partes de óleo de terebentina e, finalmente, 6 partes de preto de anilina. A massa é revolvida e aquecida até desaparecer o cheiro do óleo de tereben­tina. 
A massa é formada em barras e preparada com água mor­na, para o uso.


Desbastar e polir pedras para a litografia.

Das diferentes classes de pedras calcáreas servem, para a lito­grafia, somente aquelas que
sejam suficientemente duras.
Trabalham-se as pedras com o cinzel e o martelo, com serras e máquinas, para dar as formas desejadas e, depois disso, segue um desbastamento com areia forte, eliminando-se, assim, todas as desigualdades e irregularidades da superfície, até obter uma superfície lisa ao tato.

O mais conveniente é esfregar uma pedra sobre a outra, colocando-se, entre as mesmas, areia de granulação fina. Depois da areia, emprega-se um meio polidor mais fino. A superfície torna-se lisa e de um brilho opaco.

Com este tratamento, as pedras ficam prontas para o uso ordinário. Porém, as pedras litográficas devem ser submetidas, ainda, a outros tratamentos. Segue-se o polimento com areia fina, deixando a massa sobre a pedra, até obter uma superfície muito lisa. Depois segue-se o polimento com pedra pomes, água e os próprios grãos que se desprendem da pedra calcárea e da pedra pomes.


Para afastar, depois do polimento, todas as partículas de areia, da pedra pomes, etc, deve-se lavar meticulosamente a pedra. Depois disso, esfrega-se fortemente e durante muito tempo com um trapo, que deve ser absolutamente livre de graxa. O material mais apropriado para este esfregamento é a flanela.

Para tirar os desenhos das pedras usadas, elas são tratadas do mesmo modo. Deve-se ter muita atenção que desapareçam por completo os desenhos anteriores, como também deve ser afastada, meticulosamente, toda tinta da impressão anterior.

Para não precisar desbastar tanto material de pedra, é de vantagem dissolver a gra­xa mediante ácido muriático ou sulfureto de carbono.
As pedras desbastadas e polidas devem ser protegidas contra a poeira, substâncias oleosas, e não devem ser tocadas com as mãos.

Trabalhando-se duas pedras em conjunto, uma sobre a outra, as mesmas devem ser viradas com frequência.

Para gravar as pedras litográficas, empregam-se, geralmente, o ácido nítrico e o ácido muriático que são diluídos com mais ou menos água, ou uma solução de goma arábica.



Outras fontes;
http://tipografos.net/tecnologias/litografia.html

Um comentário:

  1. A pedra litográfica não é gravada com o ácido nítrico, mas sim com lápis gorduroso e tinta gordurosa (a receita presente). O ácido serve para estabilizar a imagem e para que se possam tirar muitas cópias.

    ResponderExcluir