Fórmulas e preparação de LICORES

 Misturas básicas para licores finíssimos

Damos a seguir somente prescrições para a preparação fria de licores, segundo o processo mais simples, pois, desde que se fabrica o álcool de alta concentração e as substâncias odoríferas em grandes quantidades, os licores podem ser preparados a processo frio sem aparelhagens.
 Mais simples ainda é ter sempre preparada uma mistura básica que contém as componentes gerais de todos os licores: solução de açúcar, álcool e água, de modo que se adiciona simplesmente as diversas substâncias odoríferas, colorantes e de sabor a esta mistura.

Substân­cias
Para a preparação dos licores deve ser prestada grande aten­ção à pureza das matérias primas a serem utilizadas, assim como à observação das medidas prescritas.
     A água a ser utilizada deve ser vantajosamente água distila­da. Não tendo esta, pode ser utilizada água pluvial.

Águas de Colónia



Águas de Colónia verdadeiramente finas podem ser obtidas so­mente com espírito de vinho legítimo. Para as qualidades inferio­res podem ser utilizadas também outras qualidades inferiores de álcoois. A melhor e mais fina água de Colónia é obtida dissolvendo os óleos etéricos, com exceção do óleo de neroli e de rosmaninho, no espírito de vinho, que depois é distilado; posteriormente, adicio­na-se os outros óleos. Agita-se bem e deixa-se armazenado pelo maior tempo possível. Existem numerosíssimas receitas para águas de Colónia, das quais citamos algumas.


 Receita 1.  
— l litro de álcool de 90%
— 300 grs. de espírito de melissa
— 150 grs. de essência de semente de almíscar