Graxa para calçados -1945

Óleo para Calçado- Graxa de Qualidade - Massas para graxa - Cera - Pós


Graxa barata:

      Uma mistura de 2 colheres (das de sopa) de vinagre e 4 colheres de cerveja são fervidas, e adiciona-se pequena quantidade farinha de batata
finamente distribuída em água, de modo que obtenha uma pasta bem fluida.
 A esta pasta, adiciona-se 2 colheres (das de sopa) de fuligem.

Massas para graxas:

1.   1000 partes de graxa de carneiro — 250 partes de óleo oliva — 250 partes de cera de
carnaúba — 125 partes de óleo terebentina e 125 partes de fuligem finíssima (misturada em óleo de oliva) são derretidos em conjunto.
2 .   2000 partes de cera de abelha — 1000 partes de cebo — 250 partes de fuligem finíssima.
Esta graxa é vendida em forma de barras ou esferas, embrulhadas em folha de estanho (estanhol).   Para o uso, aplica-se graxa uniformemente sobre o couro. Depois disso, esfrega-se com um pano de lã, até obter um brilho.

Graxa de cor castanha:

      180 grs. de cera amarela são dissolvidas em 300 grs. de óleo de linhaça e 900 grs. de aguarás, no banho-Maria, num recipiente fe­chado. Separadamente, prepara-se uma mistura de 120 grs. de sa­bão sódico em 1,140 litros de água e adiciona-se esta mistura à pri­meira. Revolve-se até o esfriamento, e adiciona-se a dissolução de 12 grs. de Nanquim castanho em 45 grs. de álcool.

Graxa amarela:

     120 grs. de cera amarela — 15 grs. de potassa — 7,4 grs. de sabão potássico são cozidos em 360 grs. de água distilada, até se formar uma massa homogénea, à qual se adiciona 204 grs. de aguarás e uma solução de 0,25 grs. de fosfina em 14 cm3 de álcool. Toda a massa deve ser bem revolvida, adicionando-se tanta água que resulte um peso total de 720 grs.


Graxa preta:

      1 Derrete-se, por aquecimento com vapor ou no banho-Maria, cera preta; a massa deve ter a temperatura mínima de 100 e má­xima de 130° C. Depois disso, adiciona-se 15 partes de nigrosina solúvel em graxa e, depois da dissolução, 420 partes de óleo de terebentina americano. A massa pronta é revolvida até atingir a temperatura de 25° C. Para enlatar, a massa é aquecida a 55°, sendo porém necessário evitar chamas abertas. Para obter um produto mais barato, um terço da cera preta pode ser substituída por para­fina. Em lugar do óleo de terebentina, pode ser utilizada resina de terebentina.
     2. 5 grs. de cera de abelha — 5 grs. de parafina dura — 1.5 grs. de nigrosina solúvel em graxa — 0,5 grs. de estearina — 1,7 jgrs. de óleo de terebentina — 17 grs. de benzina pesada (0,885).


Pó branco para calçados:

     Para limpar calçados brancos de linho pode ser utilizado o se­guinte preparado: 500 grs. de cola branca e 500 grs. de goma arábica são dissolvidas em 3,225 kgs. de água; adiciona-se 750 grs. de giz precipitado, e 50 grs. de óleo de citronela.  Toda a mistura de ser revolvida energicamente.  Em lugar do giz, pode ser utilizado litopone.


Graxa de boa qualidade, para calçados:

     300 grs. de carbonato de sódio são dissolvidos em 3000 grs. água, sob ligeiro aquecimento; depois de ter adicionado 30 grs. sabão de Marselha, aquece-se até a ebulição.  Em seguida, adiciona-se 40 grs. de resina de pinho — 250 grs. de cera — 150 grs. cera de carnaúba.  A coção deve continuar até que a massa esteja bem homogénea. Depois disso adiciona-se em pequenas quantidades 50 grs. de tártaro pulverizado e, quando a massa estiver um pouco mais esfriada, 250 grs. de óleo de terebentina.
Revolve-se até a massa começar a se solidificar, e neste estado passa-se a mesma para as latas. Como pigmento, utiliza-se nigrosina para o preto, crisanilina para amarelo, e pardo Bismarck para castanho.


Cera para sapateiros:

     Derrete-se 100 grs. de cera amarela, e adiciona-se 20 grs. de talco — 10 grs. de goma arábica finamente pulverizada —, 10 gr de fuligem finíssima. Esta mistura deve ser bem amassada e formada em cones ou bolas.


Óleo para solas de calçado:

     400 grs. de colofônio e 200 grs. de óleo de cozido são derretidos  juntos. Depois disso, retira-se do fogo por causa do perigo de incêndio, adiciona-se, num outro recinto, 350 grs. de óleo de terebentina e 250 grs. de benzina.
Para que as solas sejam mais duráveis e mais resistentes a umidade, aplique-se a mistura preparada repetidamente, até que couro não absorva mais a mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário