Pós para lavar e passar

Pó para lavar. 1930

Numa  caldeira  bastante grande  dissolvem-se 45 partes  de  soda cáustica em 135 partes de água, e aquece-se a lixívia até a fervura
Adiciona-se depois 75 partes de oleina e, quando esta for
saponificada, mais 150 partes de óleo de palma, e prossegue-se o aqueci­mento até uma saponificação homogénea. Finalmente, adiciona-se 90 partes de água e 135 partes de carbonato de sódio calcinado pul­verizado, e deixa-se secar esta massa, inicialmente em pó mais ou menos fino, ao qual podem ser adicionados ainda l a 2% de estea­rina, para fazê-lo um pouco gorduroso.

Preparados para passar a ferro.

Para alisar colarinhos ásperos: 50 partes de talco — 50 partes de cera de carnaúba — um pouco de parafina — 0.2 partes de benzaldeído.

Preparados para passar a ferro.
Para alisar colarinhos ásperos: 50 partes de talco — 50 partes de cera de carnaúba — um pouco de parafina — 0.2 partes de ben-zaldeído.

Óleo para passar roupa.

5O grs. de goma adragante são dissolvidos em 2 litros de água quente, mantendo-se a água sempre quente, sem deixá-la ferver, este processo demora 2 a 3 dias; durante este intervalo, deixa-se o recipiente sempre fechado, agitando-se a massa somente algumas vezes.
Quando a solução for terminada, o líquido é filtrado através de uma camada de gaze, e conservado em garrafas bem arrolhadas, para juntar este óleo ao amido.